acne e alimentação

Acne e alimentação

Existe alguma relação entre acne e alimentação?

Acne sempre foi um problema e ainda é. Incomoda desde a adolescência e pode ir até a fase adulta e se não tratada pode gerar cicatrizes pelo resto da vida. Existem diversas causas para a acne, mas hoje eu quero falar um pouquinho sobre a relação entre ela e a alimentação.

Você tem acne? Então atenção com o que você come

Eu li uma frase interessante num artigo: “não apenas o quanto se come, mas o que se come é importante”. Hoje em dia o grande vilão, sem dúvida nenhuma, são os carboidratos simples. De alto índice glicêmico, aumenta a insulina, aumenta a secreção sebácea e pode gerar oleosidade e acne, portanto é importante diminuir ou até evitar o consumo de pão, massa, farinhas em geral, dar preferência sempre para alimentos integrais, por exemplo.

Outra dica: leite desnatado também não é legal pra acne. Embora tenha baixo índice glicêmico, ele tem alguns hormônios na sua composição e no seu processamento que podem aumentar a produção de cravos e acne.

Alimentos ricos em zinco e vitamina A podem melhorar o quadro de acne. Exemplo de alimentos ricos em zinco: ostra, camarão, alguns tipos de peixe, gérmen de trigo.

Você malha? Cuidado com os suplementos

Tão importante quanto pensar na alimentação é verificar também a suplementação que vem sendo feita em academias. Quem faz atividade física tem que ter muito cuidado com suplementos ricos em vitamina B, principalmente a vitamina B12.

Outra coisa importante: ter cuidado com algumas marcas de Whey Protein, suplementos alimentares que são ricos em aminoácidos derivados do soro do leite. Alguns tipos de aminoácidos em excesso podem até causar acne. Vou dar os nomes: Lisina, Arginina, Leucina, Caseína. Fique atento a esses nomes, leia o rótulo dos produtos que você consome, pois essas substâncias podem até aumentar a produção do sebo na sua pele. Converse sempre com um bom nutricionista, com alguém que vá lhe orientar bem. E aquela famosa frase que serve para tudo na vida: “tudo em equilíbrio”, principalmente na alimentação.

Vale ressaltar que a melhor forma de se evitar as cicatrizes da acne é tratá-la de maneira adequada e o mais precocemente possível. Não deixe de procurar seu dermatologista e conversar com ele sobre o assunto, pois ele é a pessoa indicada para avaliar a situação de sua acne e recomendar o melhor tratamento.

Standard