cicatrizes-como-acabar-alessandra-haddad-dermatologista

Cicatrizes. Conheça as técnicas que podem lhe ajudar

A cicatriz é uma doença?

Não, a cicatriz é um meio do seu organismo reparar uma agressão que ele sofreu. Depois de uma ferida, de um procedimento invasivo, uma cirurgia, ficam aqueles sinais visíveis na pele e não tem como evitar que isso aconteça.

Há pessoas que cicatrizam bem, fica uma linha bem fina e alinhada, outras, pela pressão, tipo de incisão ou até pela má cicatrização, ficam com linhas mais largas e altas e sofrem por isso. Você fez aquele corte, se não tem uma aproximação, uma pressão ideal, vai ficar aquela cicatriz mais larga. Se a pessoa tem algum defeito de reparo na hora de formar aquela cicatriz, ela pode ficar hipertrófica, mais grossa, mais elevada.

Outras causas para uma cicatriz ficar fora do padrão desejado é sua localização, má nutrição do paciente até o uso de alguns medicamentos que podem interferir na formação de uma cicatriz de má qualidade

É possível corrigir uma cicatriz?

Algumas pessoas sofrem tanto com as cicatrizes pelo corpo que chegam a fazer tatuagens para cobri-las. Isso nem sempre é possível, depende muito da condição na qual aquela pele se encontra.

Outra forma de correção é por meio de cirurgia. Nesse caso, o objetivo é diminuir a cicatriz e deixá-la mais uniforme e semelhante a pele à sua volta, com um aspecto mais agradável, mas ela não pode ser totalmente apagada. Trocamos uma cicatriz de qualidade pior por outra de melhor qualidade.

Existem tecnologias que ajudam o próprio organismo a recuperar e a organizar aquele processo de cicatrização, mesmo no caso de uma cicatriz que já se fechou. É possível estimular o colágeno, a organização das fibras dessa pele cicatrizada e melhorar a vascularização no local, melhorando muito o aspecto da cicatrização, chegando perto do ideal.

Aqui na clínica nós temos uma gama de orientação, algumas condutas com esses pacientes para melhorar o aspecto da cicatriz, que vão desde cremes desenvolvidos especialmente pela Dra Alessandra Haddad até laser de 3 tipos e microagulhamento, para que a pessoa possa ficar mais satisfeita com aquela marca que foi deixada no corpo.

Se você tem uma cicatriz que incomoda ou tem alguma dúvida, pode procurar o seu médico ou entrar em contato conosco.

Standard