dermatite atópica

DERMATITE ATOPICA

O que é?

A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é um dos tipos mais comuns de dermatite. É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Manifestações Clínicas

O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. Na infância as lesões são avermelhadas e descamativas. Podem atingir a face, tronco e membros. Com o ato de coçar, tornam-se escoriadas e podem sofrer infecção secundária. Pode vir associada a rinite e asma.

O tratamento:

O tratamento da dermatite atópica começa com os cuidados com a pele que, em geral, é seca.

Para tanto, é importante tomar banhos rápidos com agua morna, com uso restrito de sabonetes muito suaves, e  aplicação intensa e repetida de hidratantes na pele.
Caso se faça necessário e a critério do médico que acompanha o caso, podem ser indicados os seguintes medicamentos: corticóides de uso tópico, imunossupressores e anti-histamínicos. Antibióticos só devem ser utilizados quando houver infecção bacteriana.
Uma boa orientação e conhecimento do ambiente em que vive o atópico ajuda no controle da doença e sucesso no tratamento. Nos procure para uma melhor orientação.

Standard