seborreia, dermatite seborreica

DERMATITE SEBORREICA

O QUE É?

A dermatite seborréica (eczema seborreico) é uma desordem crônica, recorrente, caracterizada por lesões avermelhadas bem demarcadas, recobertas por escamas graxentas, distribuídas nas áreas ricas em glândulas sebáceas como o couro cabeludo, face, parte superior do tronco e, eventualmente, as flexuras.

Manifestações Clínicas:

As lesões se desenvolvem nas áreas ricas em glândulas sebáceas, especialmente, o couro cabeludo, orelhas, porção mediofacial da face envolvendo sobrancelhas, sulcos nasogenianos e queixo. Tendem a comprometer as regiões pilosas acometendo supercílios, cílios (blefarite seborréica), pêlos da barba ,axilas e região pubiana. Clinicamente há uma irritação e descamarão em graus variáveis. No couro cabeludo é conhecida como caspa.

TRATAMENTO:

O  objetivo do tratamento consiste no controle da inflamacao, da proliferação dos micro-organismos e da oleosidade. Diversas classes de medicamentos sao utilizadas, de maneira que e vasto o arsenal terapeutico para controle da DS. A primeira regra e esclarecer os pacientes sobre o carater crônico recidivante da doenca. Assim, o individuo, ciente do curso da doenca, demonstra maior confianca e aderência ao tratamento.

Standard