Você sabe o que é Eflúvio Telógeno?

Hoje vamos falar sobre o Eflúvio Telógeno, já ouviu falar disso? Você deve achar essa palavra um pouco complicada, mas fique sabendo que essa é a causa mais comum em nosso dia a dia no consultório.

As mulheres se queixam de uma queda difusa dos cabelos do couro cabeludo, e isso, de um dia para o outro, começando a ter uma queda acentuada e diária dos fios de cabelo, o que pode ser sintomas do eflúvio telógeno.

O que pode causar o eflúvio telógeno?

Existem muitas causas para esse problema, e podem ser alterações hormonais, pós gravidez, pós cirurgia ou até mesmo algum trauma físico/emocional. Todos esses acontecimentos podem produzir depois de 6 meses uma queda acentuada dos fios.

O nosso cabelo tem 3 fases diferentes, a primeira de todas é a Anágena, que é onde os fios começam a crescer e ficarem fortes com uma raiz profunda e firme aos folículos. A primeira fase dura até o início da fase telógena, que é onde surge o nome e começa o possível problema.

A fase telógena, faz jus ao momento em que o fio está pronto para cair. No caso do eflúvio, alguma causa leva da fase Anágena para a fase Telógena precocemente, acarretando na queda dos fios de cabelo.

O eflúvio telógeno geralmente tem a duração de meses, e pode ser agudo ou crônico,  quando crônico ele pode durar muito mais tempo do que deveria, por isso, é importante a conscientização do tratamento.

Qual o tratamento para esse problema?

Nós temos diversos tratamento disponíveis para tratarmos isso, mas o importante, é um diagnóstico preciso. Por isso, recorremos ao tricograma, que é um exame para a avaliação de fio a fio para identificar a fase na qual eles se encontram.

É uma associação com outros diagnósticos para ter completa consciência das causas e também da certeza se é ou não, Eflúvio Telógeno.

Depois de todos esses diagnósticos que traçamos o melhor tratamento para cada caso e cada paciente, porque não é um tratamento fácil e exige adesão e persistência da paciente em resolver esse problema. Mas os resultados são bons e podem melhorar muito esse quadro.

Procure um tricologista.

Espero ter ajudado de alguma maneira, seja te mostrando que existe tratamento para esse problema e te explicando como ele deve ocorrer. Agende uma consulta conosco para poder esclarecer todas as suas dúvidas sobre essa queda difusa de cabelo.

Beijos,

Dra. Gabriela Paes

 

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Queda de cabelo diária pode ser Eflúvio Telógeno.