Dr. Rafael Clínica Alessandra Haddad

Queda de cabelo. Como proceder?

Você está ficando careca?

Alguns homens sentem essa angústia, ficam realmente preocupados, e incomoda mesmo, psicologicamente, o fato de ver o cabelo ficar mais ralo.

Por que os homens ficam carecas?

Muito se fala sobre o uso de bonés e chapéus, de gel, condicionador e outros cosméticos como causadores da calvície, até mesmo a escovação do cabelo é apontada como vilã, mas tudo isso são mitos. Na verdade o grande causador da calvície é a genética. Muita gente pergunta: “meu pai é careca, eu também vou ficar careca um dia?” Muitas vezes o gene que carrega essa tendência vem da mãe.

Essa perda anormal de cabelo é desencadeada pela transformação da testosterona em um outro hormônio masculino, chamado DHT (diidrotestosterona), que atrofia o folículo do pelo levando à queda. Discute-se muito porque o homem perde cabelo na parte de cima da cabeça e na lateral ele permanece com a mesma densidade ou bem próxima do normal. Isso ocorre porque na lateral não tem uma enzima que tem tanta sensibilidade para testosterona como na área parietal (topo da cabeça).

Calvície tem tratamento?

É difícil lutar contra a genética, mas, se tratada no início, é possível evitar a evolução para um estágio em que somente a cirurgia daria um bom resultado estético.

Eu sou otimista com meus pacientes que vêm num estágio precoce, porque o tratamento que a gente impõe nesse período, geralmente com duração de 1 ano, começa a mostrar resultados logo nos 3 primeiros meses. Fazemos uma foto no início do tratamento e vamos acompanhando a evolução, o aumento no volume, na espessura e na densidade do cabelo.

Agora, quando o paciente percebe o problema, mas não procura o dermatologista, vai ficando com aquela angústia e não toma nenhuma atitude, o resultado do tratamento clínico não vai ser tão eficiente, não vai ser tão satisfatório. Aí, deve-se partir para um procedimento de transplante capilar, ou transplante de folículos, muito usado hoje em dia.

Busque ajuda o quanto antes. Tem como bloquear essa progressão, dar volume e fazer com que o cabelo cresça, mas existe um limite. Não é possível prometer o quanto vai aumentar. No estágio inicial é fato que o paciente vai ficar satisfeito com o resultado e bloquear aquela progressão. Procure seu dermatologista e faça uma avaliação, converse com ele, veja qual o tratamento mais indicado no seu caso.

Standard