A escrita de Emma Lawton antes e depois de utilizar o relógio batizado com seu nome.

Parkinson: relógio controla tremores da doença

Relógio Emma promete controlar tremores do Parkinson

Relógio Emma

Parkinson: Relógio inventado por pesquisadora da Microsoft promete controlar tremores característicos da doença

 

No último dia 16 de maio a Microsoft anunciou o lançamento de um relógio cuja função principal seria eliminar o tremor das mãos das pessoas com Parkinson. O “Emma Watch” recebeu esse nome em homenagem a uma jovem designer que trabalhou no projeto, Emma Lawton (32 anos), diagnosticada com a doença.

O aparelho envia pulsos que “enganam” o cérebro e diminuem sensivelmente as vibrações causadas pela doença, ainda que elas não cessem completamente. O protótipo, criado pela diretora de pesquisa e inovação da Microsoft, Haiyan Zhang, está em fase de testes e ainda deve percorrer um longo caminho até que possa ser comercializado, mas já ajudou a designer Emma a voltar a escrever e desenhar. Por causa dos tremores, ela deixou essas atividades e até pensou em abandonar a profissão, mas ao fazer parte do desenvolvimento deste produto Emma teve a oportunidade de voltar a assinar seu nome e desenhar linhas retas, dando assim seu nome ao relógio.

A pesquisadora que desenvolveu o relógio que controla os tremores do Parkinson posa com a designer Emma Lawson, que deu nome à criação

A criadora do dispositivo Hayian Zhang, Diretora da Divisão de Pesquisa e Inovação da Microsoft, e a designer Emma Lawson, sua inspiração.

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, um neurotransmissor que ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância no cérebro.

Os principais sintomas da doença de Parkinson são: lentidão motora; rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo; tremores de repouso nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e desequilíbrio. Estes são os chamados “sintomas motores” da doença, mas podem ocorrer também “sintomas não-motores”, como diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono.

A doença de Parkinson é tratável e, geralmente, as medicações existentes são suficientes para amenizar seus sinais e sintomas. Esses medicamentos repõem parcialmente a dopamina que está faltando, melhorando os sintomas, e devem ser tomados para o resto da vida.

O relógio Emma não é um tratamento e sim um objeto externo que pausa os tremores, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Escrita de Emma sem o relógio e utilizando o dispositivo.

Escrita de Emma sem o relógio e utilizando o dispositivo. Diz: “Não vai ser perfeito… mas, meu Deus, é melhor”.

 

Fontes: G1, site Hospital Albert Einstein, Casa Vogue.
Fotos: Divulgação

Standard