Dra. Juliana explica sobre a rosácea

Rosácea

Você sabe o que é?

Eu sou a Dra. Juliana Romanini, dermatologista na clínica da Dra. Alessandra Haddad, e vou falar um pouco sobre rosácea. Não sei se você tem ou conhece alguém que tem. A rosácea tem vários níveis e são mais suscetíveis às mulheres, embora os homens também tenham. Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele e aparece no centro da face, podendo expandir-se pelo nariz, bochechas, queixo e testa.

A rosácea pode expor você a situações de fortes emoções

Sabe aqueles momentos em que você está muito emocionada ou nervosa e seu rosto logo fica vermelho? Então, nesses casos a rosácea expõe você facilmente e logo a pessoa percebe que você teve algum tipo de alteração emocional. Esse é um nível mais baixo, são aqueles vasinhos na nossa pele.

Em níveis mais mais altos aparecem acnes inflamatórias

Além da vermelhidão que incomoda e expõe você, em níveis mais altos de rosácea podem aparecer acnes, uma doença inflamatória que agrava mais ainda o estado de sua pele.

Você tem rosácea? Saiba como tratar!

Talvez você já tenha seu diagnóstico ou conheça alguém que tenha. Algumas dicas práticas podem ajudar na solução da sua rosácea.

Exposição ao sol: exposição solar intensa não é legal. Então, quando for à praia, piscina ou praticar algum esporte, use um bom protetor solar e não esqueça de verificar se ele é adequado para o seu tipo de pele.

Permanência em ambientes muito quentes: ambientes quentes favorecem o aparecimento da Rosácea. Em locais com lareira, por exemplo, evite ficar muito próximo dela. Quem não gosta de um banho bem quente? Mas para você que tem rosácea não é bom. Não precisa tomar banho gelado, mas deixe a água em uma temperatura mais baixa.

Consumir alimentos quentes: alimentos muito quentes, principalmente os apimentados, em muitos casos podem contribuir para o aparecimento da rosácea. Bebidas alcoólicas também têm o mesmo efeito.

Prática de atividades físicas: atividades físicas são importantes para a saúde. Precisamos fazer exercícios frequentemente, mas eles vão contribuir para o aparecimento da rosácea, pois elevam a temperatura corporal.

Cigarro: já foi comprovado que o cigarro, grande vilão da saúde, também tem uma relação muito grande com a rosácea.

O que pode ajudar?

Para isso é sempre muito importante ter um bom creme, sabonete, hidratante e protetor solar.

Causas da rosácea

Dentre as causas da rosácea uma das mais importantes são as alterações emocionais. Sempre quando você tiver algo muito importante para fazer, alguma reunião ou evento, a rosácea pode aparecer e, muitas vezes, aparece de forma exagerada.

Tecnologia ajuda a resolver

Hoje temos muita tecnologia a favor. Temos a opção do laser que, com algumas sessões, impede a rosácea de se agravar. Se você tem dúvidas sobre o assunto, recomendo fazer uma avaliação mais profunda do seu caso. Para isso procure seu dermatologista, com certeza ele vai ter um diagnóstico completo e lhe indicará o melhor e mais adequado tratamento.

Standard