ovario-micropolicistico

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos

Você sabe o que é a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos? Como isso pode impactar na vida das mulheres?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou Micropolicísticos é um distúrbio que interfere no processo normal de ovulação em decorrência de um desequilíbrio hormonal que leva à formação de cistos. O aparecimento de cistos durante o processo de ovulação faz parte do funcionamento normal dos ovários, mas eles desaparecem a cada ciclo menstrual. Em portadoras da Síndrome, esses cistos permanecem e modificam a estrutura ovariana, tornando o órgão até três vezes mais largo do que o tamanho normal e pode acometer em torno de 15 a 20% das mulheres em fase reprodutiva.

Quais os sintomas da Síndrome?

Existe uma produção excessiva de hormônios que chamamos de andróginos, os hormônios masculinos. Nos homens, esses hormônios são responsáveis por dar as características masculinas ao rosto e corpo, mas que em excesso no corpo da mulher eles podem trazer consequências desastrosas, como: o excesso de pelos em todas as regiões do corpo (um pelo mais escuro e mais grosso do que o regular), principalmente no baixo ventre, seios, queixo e buço; excesso de acne e de oleosidade da pele, com aparecimento de cravos e espinhas; queda de cabelo e manchas escuras na pele, principalmente nas axilas e atrás do pescoço.

Em consequência essa mulher fica com a pele feia, se sente constrangida, principalmente se isso acontecer na adolescência, fase quando começam os ciclos menstruais e quando o organismo já está passando por muitas alterações hormonais. Isso vai mexer bastante com a saúde e o humor dessa menina.

Como identificar a Síndrome?

E como a gente sabe que é um ovário micropolicístico, uma síndrome ou não? É importante passar pelo médico, ele é quem vai fazer essa avaliação, vai verificar as taxas hormonais e a imagem do ultrassom, mas mais importante de tudo é conhecer a história dessa menina. Será que ela tem ficado com ciclos menstruais irregulares? Menstruações ausentes ou que atrasam com muita frequência, geralmente desde a adolescência, são uma característica muito forte da Síndrome.

Se essa mulher apresenta ainda acne em excesso, queda de cabelo ou o excesso de pelos, principalmente na região da mandíbula, queixo, também na face, braços e tronco, ela pode estar sofrendo com a SOP. É preciso que a paciente apresente dois ou três desses sintomas combinados e que seja excluída outra patologia para que seja caracterizada a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos.

A SOP tem tratamento?

E por que eu estou falando disso, o que é importante a gente saber? Que tudo isso tem tratamento.

Primeiro a regulação dos hormônios é superimportante e pode ser orientada pelo ginecologista ou pelo endocrinologista, mas sempre com acompanhamento médico.

Em relação ao excesso de pelos a gente tem tratamentos fantásticos hoje. Dá pra fazer laser, que vai reduzir a quantidade de pelos e melhorar bastante esses efeitos indesejados no rosto e corpo dessa mulher.

Em relação a acne também existem tratamentos hoje, desde uso de medicamentos ao uso de equipamentos a laser, mas o dermatologista vai fazer a melhor escolha de acordo com a paciente.

SOP e hábitos saudáveis

Além disso, é muito importante no tratamento da Síndrome dos Ovários Micropolicísticos a alimentação e a atividade física, as duas associadas vão melhorar o controle hormonal dessa mulher. Muitas vezes ela já tem uma remissão desses sintomas indesejados quando adquirem esses hábitos saudáveis.

A manutenção do peso é importante, então cuidando da dieta e fazendo exercícios ela tem uma chance maior de ficar dentro de um valor normal de peso, o que vai colaborar pra que os ovários dela passem a funcionar regularmente e ela não vai mais ter os problemas menstruais, o excesso de pelo, o excesso de acne.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a Síndrome dos Ovários Micropolicísticos ou se deseja mais informações sobre os tratamentos dos quais falamos aqui, agende um horário e venha bater um papo com a gente. Será um prazer responder suas perguntas e avaliar o seu caso.

Standard