terapia fotodinâmica

TERAPIA FOTODINÂMICA

A Terapia Fotodinâmica ou PDT é uma das mais avançadas no tratamento destes tipos de lesões e trata-se de expertise da Dra Alessandra Haddad sendo objeto de seu phD pela UNIFESP.

Funciona por meio de uma reação fotoquímica, em que há a combinação da incidência de laser sobre uma região da pele onde é aplicado um corante específico. O produto é absorvido principalmente por células cancerosas e pré-cancerosas, que as destrói seletivamente por meio de um processo de oxidação celular e preserva a pele normal.


Dentre as lesões mais comuns que podem ser tratadas pela terapia fotodinâmica estão:

  • Carcinoma Baso celular superficial
  • Carcinoma Espino celular inicial
  • Queratoses actínicas múltiplas conhecidas como CAMPO CANCERIZÁVEL

O carcinoma baso celular é o tipo de câncer da pele mais comum entre as pessoas mais claras e dificilmente provoca metástase – formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra. O tipo espino celular – também maligno – se não for tratado em tempo pode dar origem a metástases para outros órgãos.

Já as queratoses actínicas, que são lesões consideradas pré-malignas, necessitam tratamento precoce para que não se transformem em um câncer da pele. Por serem precursoras do câncer de pele quando são encontradas várias delas chamamos a área de CAMPO CANCERIZAVEL isto é a qualquer momento puma delas pode vir a se tornar um câncer de pele


O procedimento
:

A terapia fotodinâmica inicia-se da seguinte forma: um corante específico – absorvido seletivamente por células cancerosas e pré-cancerosas – é aplicado sobre a lesão. Após aplicação, a região é coberta para não receber nenhum tipo de luz, enquanto o paciente espera por cerca de três horas até o início do procedimento.

Logo após este período, a região recebe a luz vermelha de um laser que ativa o corante, eliminando as células doentes e aquelas pre cancerígenas Cada lesão recebe uma média de oito minutos de incidência de luz.

No caso das queratoses actínicas, o tratamento geralmente necessita de uma a duas sessões, com intervalo de um mês. No tratamento de carcinomas, são recomendadas duas sessões, com intervalo de uma semana entre elas.

A manutenção do tratamento no CAMPO CANCERIZAVEL deve ser semestral.


Benefícios:

Ideal para as lesões mais superficiais, os benefícios da terapia fotodinâmica vão além do resultado estético.

Além de não deixar cicatrizes e de proporcionar eficiência significativa, o procedimento também trata de lesões que ainda não seriam possíveis de serem observadas no exame clínico por estarem debaixo da pele (as que aparecem são apenas a ponta de um iceberg)
.

Outros benefícios:

Melhorar a imunidade da pele deixando mais resistente ao aparecimento de lesões futuras, rejuvenescer a pele ao redor, sem deixar as cicatrizes dos cortes



Outras Indicações
:

  • Acne refratária
  • Hiperplasia Sebácea
  • Alguns casos de rosácea
  • Rejuvenescimento
Standard