Cicatrizes

Você sabe o que é melasma?

Manchas escuras no rosto? Pode ser melasma.

Quantas pessoas você já viu no seu dia a dia, na rua, com aquela mancha de cor acastanhada ou marrom escura no rosto, que às vezes até parece um mapa, dependendo da intensidade, principalmente no rosto de mulheres? Este é o melasma, mais comum no rosto, mas que pode ocorrer também no colo e nos braços.

Muitos pacientes passam uma certa agonia com essas lesões, têm dúvidas de como tratar ou já tentaram vários tipos de clareadores e desistiram do tratamento, melhora um pouco e depois de um tempo aquela mancha volta a incomodar. Eu tenho relatos de pacientes que se maquiavam em casa, no convívio íntimo com marido, com as pessoas próximas por vergonha dessa mancha no rosto.

Por que o melasma aparece?

Não há uma causa determinada, mas a ocorrência do melasma está ligada a alterações hormonais relativas ao uso de anticoncepcionais femininos e à gravidez, por isso as mulheres sofrem mais do que homens com essas manchas.

A genética também pode contribuir, às vezes muitas pessoas na mesma família apresentam as manchas, inclusive homens. Mas o grande vilão é o sol, a exposição aos raios ultravioleta e também à luz visível sem a proteção necessária da pele.

Às vezes um paciente inicia o tratamento, começa uma rotina muito importante de cuidados e toma sol ou uma luz visível no rosto, isso estimula novamente o aparecimento daquela mancha. As pessoas ficam muito desanimadas, com a autoestima baixa por causa disso, mas essa lesão tem jeito.

Como tratar o melasma?

A gente trabalha muito a questão disciplinar com o paciente, cria uma rotina de tratamento e proteção da pele para que ele possa seguir no seu dia a dia. A fotoproteção é fundamental para o sucesso do tratamento. Além disso, o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para clareamento das manchas.

Aqui na clínica nós temos algumas tecnologias que conseguem ter afinidade com aquela mancha, atingi-la sem que haja aquecimento da pele, que é o que estimula o rebote, a volta daquela mancha. Como o laser Q Switched, em outros casos o microagulhamento pode ser indicado, ou até peelings.

Alguns casos demoram mais, outros tem uma resposta mais rápida, mas essa mancha, essa lesão tem jeito. Muitas pessoas já saíram daqui satisfeitas com o tratamento, umas mais, outras menos, mas a gente consegue criar uma rotina, adequar o melhor tratamento para aquelas pessoas e devolver a elas a autoestima e a vontade de andar sem maquiagem e se sentir bem no dia a dia.

Standard